quinta-feira, 28 de maio de 2015

Cenografia- Peça "AsTrês Irmãs"





Cenografia: "As Três Irmãs"


Peça :As Três Irmãs - Anton Tchékhov

    Histórico: 
           A peça “As Três irmãs”, datada de 1900, inseriu-se em um contexto Pré Revolução de 1917. Passa-se em uma Rússia considerada Império em que prevalecia uma monarquia absolutista hereditária liderada por um imperador autocrático (czar) da dinastia Romanov. A religião oficial do Estado era o cristianismo ortodoxo, representado pela Igreja Ortodoxa Russa. Os sujeitos do império foram separados em estratos (classes) conhecidas como "dvoryanstvo" (nobreza), clero, comerciantes, cossacos e camponeses. 

Enredo:
          Três irmãs, Olga, Irina e Macha, vivem durante muitos anos na província, em companhia de seu irmão Andrei. Olga, solteira que vê os anos passarem e a oportunidade de casar; Macha, esposa de um ex-professor, aos poucos percebe a mediocridade do marido; e Irina, mais nova, que é a única que ainda acredita no futuro.
Ambas idealizam Moscou como a sua única salvação, o lugar onde haviam passado uma infância feliz, e anseiam voltar para lá; porém, com o passar do tempo, o projeto é sempre adiado, devido à vida provinciana que levam.
O comandante Verchinin e seu destacamento chegam à província, iniciando um interesse por Macha, enquanto dois de seus oficiais fazem a corte a Irina. Enquanto se desenrolam os problemas das três irmãs, Natália, esposa de Andrei, passa a dominar a casa.
O destacamento se retira da cidade, levando a esperança de Macha e de Irina, cujo pretendente morre num duelo, enquanto Olga se conforma, aceitando o cargo de diretora da escola. As três abdicam, assim, de seus sonhos de mudança.

Conceito:  Cinema Expressionista Alemão (anos 20)
            O cinema expressionista alemão tem sua inspiração visual na pintura e no teatro expressionista, uma corrente estética que busca romper com a realidade, criando efeitos emocionais a partir da distorção das imagens. Esse estilo busca a expressão dos sentimentos, da subjetividade psicológica e emocional, a partir de perspectivas irreais através de um mundo onírico e histórias fantasiosas, em que cenários, personagens, maquiagens, recursos fotográficos, uso exagerado de luz e sombra e interpretações exageradas dos atores sempre buscam contrariar a racionalização, a realidade, o trabalho mecânico e o modo de vida burguês.
  Tal corrente foi escolhida para ser trabalhada pois relaciona-se com a obra “As Três Irmãs” na questão social, marcada por transformações e conflitos, e na questão da busca interior por mudanças através do incontentamento em relação ao exterior, retratando a crise de identidade e existencial na qual suportar a realidade é difícil e busca-se sempre a perspectiva de um novo melhor e diferente do presente.

Grupo: Cinthia Chebel e Daniela Carvalho

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